“Semeou o bem, plantou vida e colheu os frutos da dedicação que deu a todos que estavam ao seu redor.”
Christina, como gostava de ser chamada, foi quem idealizou e fundou a Obra Assistencial Jesus Menino. Ela foi uma mulher muito guerreira, esperta, batalhadora e de personalidade forte. Com seu jeitinho peculiar, cuidava de todos que a acompanharam nessa jornada e queria abraçar o mundo.
Formou-se em Serviço Social na década de 1960 e, como pedagoga, na década de 2000.
Como Assistente Social, trabalhou durante muitos anos na Prefeitura municipal de São Paulo, supervisionando creches.
Aposentou-se em 1996 e fundou, juntamente com um grupo com quem trabalhou por muitos anos na Prefeitura municipal de São Paulo, e outros colaboradores voluntários, a Obra Assistencial Jesus Menino.
Christina implantava o serviço e, quando estava tudo engrenado, partia para um novo desafio delegando à equipe, capacitada por ela, a continuidade dos trabalhos.
Em 2018, propôs-se a um novo desafio: implantar um Espaço de Convivência e Aprendizagem do Jaguaré, instituição que atende deficientes intelectuais adultos, e que ela idealizava ampliar para atendimento a idosos.
Motivada pelo fato de ter uma filha adulta, portadora da Síndrome de Down, e da escassez de serviços que atendam essa população, juntou-se aos pais de colegas da filha e aos socioeducadores que trabalharam por muitos anos no Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar (CIAM), instituição que frequentavam, após ser anunciado que, a partir de 2018, não iriam mais atender os adultos restringindo seu atendimento até a faixa etária de 18 anos.
Esse grupo, liderado pela Christina, alugou uma casa na mesma rua onde se localiza o CIAM e iniciou o atendimento em fevereiro de 2018, em período integral.
Com suas centenas de caderninhos, Christina anotava e controlava tudo e todos. Queria entender e comandar tudo o que acontecia à sua volta. E conseguia, mas claro que contava com seus fiéis escudeiros que sempre estavam dispostos a ajudar!
Ao longo de sua jornada, Christina enfrentou muitos desafios, sempre com muita garra, prudência e coragem. Além de ajudar muita gente, ela nos deixou um grande legado: essa Organização Social que, atualmente, administra 8 creches, e um Espaço de convivência para pessoas com deficiência intelectual. Para isso, conta com o apoio de mais de 200 funcionários para atendimento de mais de 1000 bebês e crianças pequenas e suas respectivas famílias, e mais de 20 adultos com deficiência intelectual.
Semeou o bem, plantou vida e colheu os frutos da dedicação que deu a todos que estavam ao seu redor.
Nos deixou em 24 de novembro de 2022, depois de uma linda passagem por aqui, admirada por todos aqueles que hoje mantêm o que ela plantou.
Nossa missão é formar indivíduos capazes, criativos e críticos, assim nos consolidando como uma entidade socioeducacional referência para o setor.