A Obra Assistencial Jesus Menino (OAJM), fundada em 1996, surgiu da iniciativa de um grupo de voluntários, em sua maioria servidores públicos aposentados, que atuaram na supervisão de creches na cidade de São Paulo.
O trabalho dessa equipe, inicialmente, centrava-se na distribuição de alimentos, brinquedos e agasalhos em faróis da região oeste de São Paulo. Atuavam também junto a instituições, dessa mesma região, apoiando financeiramente o trabalho e organizando eventos em benefícios dos atendidos.
Em 1996 sentiram a necessidade de se organizarem como Entidade Social e partir para um trabalho sistemático.
Atualmente, a OAJM administra 8 Centros de Educação Infantil em parceria com a Prefeitura do município de São Paulo e o Espaço de Convivência do Jaguaré, instituição que atende pessoas, adultas, com deficiência intelectual e com planos já delineados para expandir o atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade social.
Ao longo de mais de duas décadas, a OAJM, inicialmente fundada para atender crianças e famílias através do serviço creche, vem aprimorando seus trabalhos, atuando na administração de Centros de Educação Infantil em varias regiões da cidade de São Paulo e propõe-se a ampliar ainda mais seus trabalhos, identificando demandas, e desenvolvendo novos projetos para apoiar diferentes grupos com necessidades especiais, expandindo, assim, suas iniciativas de suporte e buscando parcerias para aprimorar seus trabalhos.
Um exemplo disso ocorreu em 2018 quando implantou o Espaço de Aprendizagem e Convivência do Jaguaré após constatar crescimento da população idosa e dos adultos com deficiência intelectual, e a escassez de recursos que atendam as necessidades dessa população.
A administração de todos os Centros de Educação Infantil realizada pela Obra Assistencial Jesus Menino funciona em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, vinculados à Diretorias Regionais de Educação, atuando nos termos dos dispositivos constitucionais, da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), Padrões Básicos de Qualidade na Educação Infantil Paulistana (Normativa nº 01/2015), Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares (Orientação Normativas nº 01/13), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo da Cidade na Educação Infantil e nos cadernos de orientação fornecidos pela PMSP.
Christina, como gostava de ser chamada, foi quem idealizou e fundou a Obra Assistencial Jesus Menino. Ela foi uma mulher muito guerreira, esperta, batalhadora e de personalidade forte. Com seu jeitinho peculiar, cuidava de todos que a acompanharam nessa jornada e queria abraçar o mundo.
Semeou o bem, plantou vida e colheu os frutos da dedicação que deu a todos que estavam ao seu redor.
Ser uma equipe capaz de gerar ideias que satisfaçam nossos atendidos e formem indivíduos capazes, criativos e críticos, assim nos consolidando como uma entidade socioeducacional referência para o setor. Somos prestadores de serviços educacional e social e acreditamos que confiança é a base de todo relacionamento. Criamos vínculos de qualidade entre nós funcionários, com nossas crianças, famílias e comunidade para juntos buscarmos ideias inovadoras que aperfeiçoem nosso trabalho.
Os valores primordiais que norteiam a equipe são cuidar e educar, sustentados por princípios como escuta ativa, democracia, respeito e empatia. A transparência permeia todas as ações, enquanto flexibilidade e interesse contínuo garantem adaptação às necessidades individuais. A intenção sincera norteia iniciativas, promovendo participação ativa e uma cultura cooperativa. A instituição se destaca pela constante busca por informação e comunicação eficazes, fortalecendo laços e proporcionando um ambiente socioeducacional dinâmico e enriquecedor.
Nossa missão é formar indivíduos capazes, criativos e críticos, assim nos consolidando como uma entidade socioeducacional referência para o setor.